Marco Milfont

@ Milfont
Boas!
Comprei uma Yamaha YE50 Zest faz daqui a uma semana dois meses. Paguei 345€ nela mais 30 para a mudança de nome que ficou a meu cargo e 34 para um seguro de 3 meses que sei que esta caro pois existem outros a quase o mesmo preço para 6 meses. Por favor me indiquem algo melhor, pois daqui a um mes ja tenho que estar tratando disso denovo e desta vez vou fazer durante a semama, e essa foi a razao de ter optado por um tao caro por urgencia.
A moto vinha com alguns problemas que tenho vindo a resolver entre outras coisas:
-> Travoes, ja puz e como nao tenho um mecanico tive que ir a Yamaha pagar 61.5€ na montagem dos dois. Me indiquem por favor algo mais em conta, como um site que li e acabei por perde-lo, no reino unido estavam a 12 e 7 e tal os de traz e frente, isso com portes extra e um mecanico em conta ficava me mais barato... alguem conhece um que me faça esse trabalho em conta ou mesmo mandando importar, e de onde? E em media, quanto tempo duram uns travoes numa scooter, ou quantos km?
-> Bateria, ja puz uma Yausa que comprei por 16€ na Almirante Reis. Fiquei satisfeito com o preço da Onlybatery e acho que nao arranjo mais barato a nao ser que importe, se souberem de algo digam por favor.
-> Oleo, vinha sequinha na transmissao e leigo que sou so puz o de combustao e nunca adivinharia que levava mais em outro orificio, at3e que por curtiosidade dei com aquilo e so entao fui ler, ao que atestei e acho que me safei de boa, que explico mais a frente. Nao sei e gostava de saber qual e o consumo normal para a minha moto e o que tenho lido e mei vago, entre os 3000 e 1000km por litro. A primeira puz um semisintetico continente 2t que comprei por 7.99€ e ate melhorou o barulho dela mas logo voltou ao normal, o que so mudou nesta ultima adiçao de um Galp mineral que ainda ficou mais barato e me disseram no continente que e melhor para motores mais velhos, poupando 50cents.precisava ainda saber de quantos em quantos km meto oleo da transmissao e como sei que precisa ou se nao esta a consumir demais? Ha algo que mesmo mais caro saia mais barato por consumir menos, o consumo e sempre igual iou compensa por algo melhor, e por que?
-> Luzes, ja puz mas vi me a rasca para arranjar a do farol da frente e acabei por pagar 5€ por uma lampara na yamaha, o que acho um absurdo pois ainda que mais cara que a de traz, paguei 5 vezes mais nela. Sabem onde compro por menos algures proximo do centrode Lisboa?
-> Pneus: dia 10 vou por uns, em principio uns Bridgestone ML50, que foi o que de melhor encontrei tendo em conta o preço, desgaste e conduçao em piso molhado e fica em uma lista comparativa dentre 5 aspetos de 7 marcas, no meio com uma nota final de 3.9 em 5  e em segundo melhor preço. pena que eu tinha visto um site com esses pneus e entrega gratuita na compra do par por 20 e tal cada e agora so consigo encontra los a 32.88, prai uns 5 euros mais caros cada. Se souberem um site com entrega gratuita e mais baratos ou uma loja em lisboa ou arredores que compense, me digam por favor.
-> Espelhos, tive que dar 10€ por um par. Acho feio qualquer retrovisor em moto e nunca consigo usa-los. Sabem onde posso arrranjar uns dentro da lei bem discretos?
-> Alarme: comprei um por 20€ mas nao consigo monta-lo por nao encontrar cetas coisas que sao referidas nas instruçoes. depois posto no local certo um pedido de socorro...
-> GPS, agradeço opiniao de quem os conhece, vi um a 25€ que pretendo adquirir, daqueles que levam um cartao de telemovel e retornam um sms com as cordenadas. isso presta? na descriç˜ao fala me em 6 metros de margem de erro, o que nao e um raio muito longo, mas e o consumo de bateria e tal, vale a pena?
-> Corrente e cadeado: ja tenho um de disco que comprei por 8 ou 9€ com bolsa, fio(como se chama mesmo aquele cabo de aço em espiral com plastico a volta que liga o cadeado ao guiador ou wherever?), todo pipi, e ainda quero um cadeado para deixar a guardar o poste a frente de casa quando a moto vai passear. sabem onde compro um desses razoavel a um preço acessivel? tenho visto alguns em torno de 40€ e o melhorsito que vi foi um de marca piton, mas pareceu me uma corrente simples com um cadeado vulgar mas com uma capa fixe para a corrente...
Acho que estou a exagerer na segurança mas como a dias pela sorte de ter acordado e 2 minutos depois ter me debruçado no parapeito da janela, 30 segundos antes de o ladrao ter se chegado a moto a olhar para o disco do travao a ver se tinha cadeado, a rodea-la e ate ter tentado partir a direçao, nao descansei enquanto nao pesquisei por meios de proteç˜ao. talvez a direça˜o trancada nao seja suficiente e o travao de disco ajude; ate mesmo se justifique o alarme para eu poder dormir descansado e ate mesmo o gps para a reaver em caso de roubo, e isso ate fica tudo por pouco mais de 50€, ja o cadeado esat mesmo muito caro e acho que so o compro se  arranjar um bem bom e nada caro.
-> Rele de piscas: de tanta ferrugem, como toda a parte eletrica incluindo botoes entretanto ja com todos os terminais limpos e polidos, so de passar o deddo pelas pistas do circuito impresso dele, elas se desfizeram de tanta oxidaç˜ao com ferrugem seca as terem corroido. acho que isso resolvo com alguns xantes assim que comprar um ferro de soldar, no entanto queria saber se posso colocar um rele qualquer ate um de carro por que tambem funciona a 12v embora uns possam consumir mais que outros, desde que tenham os 4 condutores, ou por darem um efeito mais bonitinho tipo pulsaç˜ao se for permitido por lei pois so vi uma meia duzia de vezes algo assim.
-> Rele do motor de arranque: ao por bateria nao pegou com o start, nem sinal de vida e ironicamente nesse momento deixei cair a moto e ao voltar a tentar ja funcionou... uma, duas vezes e entao fui dar uma volta mas como de vez em quando ela me faz, foi se abaixo no semaforo e ao tentar ja nao funcionou denovo nem nunca mais deu. Ao limpar a parte eletrica acabei por tira-lo e fazer contato em 2 dos 4 terminais e ai ela pega sempre a primeira mas acho que esta fora de questao abdicardo rele pois ao tirar a tesoura do suiço uma ponta vem logo com um fiosinho de plastico derretido, logo nao deve dar para por esses dois terminais ligados diretamente ao start senao acho que frita algo, nao?
-> Painel: luzes de oleo e piscas estao a funcionar, o ponteiro da gasolina tambem, o relogio foi com os porcos de tanta ferrugem, acho que foi a borracha condutora do display que secou ate nao conduzir corrente, queria um novo, sera que consigo? Onde? E o conta km tanto ja esteve bom como começou aos salavanquitos aparentando medir menos uns 10 km/h e ao remontar pela ultima vez o painel que desmontei para limpar os terminais eletricos esqueci me de enrroscar a guia do cabo junto a jante que tive que tirar para poder levantar o painel e o cabo acabou por sair disparado da guia ficando para traz em uma viagem e nunca mais o vou voltar a ver por mais que tenha procurado em vao. Agora preciso de um e nao faço ideia onde conseguir.
-> Carenagens: estao todas no lugar. ja amarrei fios aqui, puz fita cola ali, tem um rachao aqui outro ali, alem ja nao encaixa pelo encaixe estar partido, as partes pretas do chao e interior estao ja velhas e acinzentadas que nem petroleo ou gasolina mete aquilo preto denovo e as partes azuis ja estao todas riscadas onde da para roças no chao ao cair. Pretendo troca-las mas ainda nao estou bem certo se serao boa ideia arranja la toda por ser uma moto um tanto feia ou se isso compensara para uma eventual venda pois ela ja tem 19/22 anos, mas mesmo a Yamaha ter me dito que ja nao vendem carenagens para essa moto, se calhar ate se arramja algures; sabem onde?
-> Banco: ja vinha com um corte com buraco e ao tentarem rouba la ainda deram mais duas chinadas e entre o assento do condutor e pendura tem uma costura que esta a dar por si abrindo um outro buraco portanto ele ja parece que veio da guerra e vou ter que dar um geito nisso. conheço um estufador em caneças e se calharvou optar por ele, se nao der um outro geito qualquer... Alguem tem ideias para resolver isso?
-> Suspensoes: parecem me ok, se bem que a de traz me deixa a desejar um pouco e nao entendo bem disso.
-> Gasolina: faço entre 35 a 40 km com um litro ou 250/280 com um deposito cheio que leva 7 litros e mais uma mijinha. Isso esta ok?
Ja tive um susto com ela por ter descido a N117 a 89.5km/h sem oleo eu acho, embora tenham me dito que podia ser os rolamentos e ate a correia de transmissao; o que ficou resolvido ao mudar o travao de traz so pelo simples fato de desmontar a roda a tornar a po la no lugar. Ela chegava me aos 40/50km/h depois de andar a 70km/h uns 3 mins e parar em um semaforo e começava me a soluçar oscilando a velocidade querendo andar e reduzindo, sendo que uma vez encravou nos 40km/h sem mais nem menos depois de reduzir drastica e repentinamente ate para-la e voltar a liga-la. Agora ja ando a semana e meia e nunca mais me fez isso, que gradualmente chegou aquase sempre
Sera que vale a pena arranja-la toda e andar com ela uns 3 aninhos, mete-la toda bonitinha por mais que ela tenha um carao enorme se calhar ate se fazia um trabalho estetico fixe ali ou mesmo kita-la? quanto sera que gastaria para po-la a andar mais um pouco? ja ouvi falar de 50cc retrificadas a darem 100km/h ou quanto gastaria para meter lhe um aspeto mais agradavel? vi a dias uma scooter que nao tinha o tipico banco, mas no lugar uma armaçao em ferro tipo aranha e la dentro via se o capacete. e outra que trocaram as carenagens de plastico por tubos de ferro.
Sera que ja gastei demais com uma moto que nao vale a pena ou ate e uma boa moto e devo investir nela? Qual e a vossa opiniao sobre ela, sobre pola a andar mais e os custos medios e as modificaçoes esteticas. Quanto ela passaria a valer vendida modificada e/ou mais gira, e em termos de legislaçao, como proceder nesses casos?
Obrigado!

nota: acho que variei um pouco o conteudo tornando se enquadravel em varias categorias, me desculpem se postei no local errado.
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